INEMA concede licença para estudo de viabilidade ambiental do projeto de implantação do Sistema de Abastecimento de Água tratada em Dom Basílio.
A autorização permite a elaboração de projetos para que se estude a viabilidade ambiental e possíveis impactos para uma futura construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) no município de Dom Basílio.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) concedeu, através da portaria nº 32.704 de 06 de fevereiro de 2025, uma licença unificada para analises de viabilidade ambiental para a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). A autorização permite a elaboração de projetos para que se estude a viabilidade ambiental e possíveis impactos para uma futura construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) no município de Dom Basílio.
Estrutura do projeto
Segundo informado pela CERB, o projeto contará com:
• uma captação de água no canal do perímetro de irrigação,
• uma adução de água bruta com extensão de 10.240 metros,
• uma adução de água tratada com 5.400 metros,
• uma estação de tratamento de água (ETA) convencional,
• uma estação de tratamento de efluente/lodo,
• dois reservatórios apoiados de distribuição com capacidade de 200m³ cada,
• um reservatório elevado de distribuição com capacidade de 100m³, totalizando um volume de reservatório de 500m³.
Regularização e monitoramento
A licença unificada tem validade de cinco anos e sua emissão está condicionada ao cumprimento das normas ambientais vigentes. A fiscalização do projeto será realizada pelo INEMA e demais órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), que terão acesso irrestrito à documentação comprobatória das etapas do projeto.
Impacto e importância do projeto
A implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água representa um avanço significativo para o município de Dom Basílio, garantindo o acesso regular e seguro à água potável para centenas de famílias.
COMENTÁRIOS